Anadia

Todo o Concelho de Anadia está inserido na Bairrada, destacando-se pelas suas potencialidades ligadas à gastronomia e aos vinhos e que fazem parte integrante da sua riqueza cultural.

Anadia encontra-se intimamente ligada às suas capacidades termais, vitivinícolas, industriais e agrícolas, capacidades que ao longo dos tempos tem sabido explorar como forma de manter um equilíbrio económico diversificado e sustentável.

No coração da Bairrada, esta vasta região é conhecida pelos seus vinhos ricos e aromáticos (nomeadamente os abundantes e clássicos tintos e os brancos naturalmente espumosos). A vila da Anadia aloja, como é natural, algumas das caves mais famosas, as quais acolhem o visitante e lhe permitem provar os vinhos antes de se decidir a comprar.

Anadia é o berço dos espumantes naturais, sendo estes e os seus vinhos de mesa considerados os principais "embaixadores" desta região.
O solo argiloso e barrento, característica geológica que se estende por vales e colinas, fez desta uma região fértil para a agricultura, salientando-se os olivais, os pomares, as culturas do milho e do arroz.

Possui uma extensa e rica área florestal, em que predomina o pinheiro, e do seu solo provém ainda a matéria-prima necessária à indústria de cerâmica.