Quem Somos

Tendo iniciado a sua actividade em 1993, com sede em Oliveira do Bairro, hoje já conta com mais de 500 associados, que se distribuem pelos sectores do comércio, indústria e de serviços.

Em 2004 para além de ter levado a efeito uma mudança de imagem, abriu uma Delegação em Anadia para responder às necessidades das empresas associadas do concelho, nomeadamente em termos de Formação.

Em 2006 o seu Sistema de Gestão da Qualidade, foi certificado de acordo com a NPEN ISO 9001:2000.

Em 2008, inaugurou as instalações da nova sede, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

Ainda em 2008, foi declarada como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

A ACIB tem por missão promover, apoiar, representar e defender os interesses das empresas suas associadas, bem como contribuir para o desenvolvimento económico e social da Bairrada.

Na certeza de que "toda a força é fraca se não unida", procuramos ser um elo de ligação entre empresas, instituições regionais, nacionais e internacionais, por forma a defender os interesses comuns dos nossos associados e da nossa Região.

A Associação representa os diferentes sectores da actividade económica tendo, designadamente como objectivos o seguinte:

a) Promover e contribuir para o desenvolvimento técnico, económico e social da Região da Bairrada, através do apoio técnico, organização de feiras, exposições e congressos, promoção de negócios e investimentos incluindo a realização de Missões Empresariais, informação e acções de formação profissional

b) Desenvolver os diversos Sectores a que pertencem os seus associados em conformidade com os interesses daqueles e da economia nacional.

c) Promover e apoiar contratos comerciais com os mercados externos, quer proporcionando aos associados do Sector Comercial o conhecimento dos produtos estrangeiros, quer divulgando os produtos das indústrias dos Associados em mercados internacionais.

d) Colaborar com a Administração Pública na definição das coordenadas da política sócio-económica, em matéria de relações de trabalho, segurança social, desenvolvimento da Região da Bairrada, crédito, investimento, comércio externo, fiscalidade e em outros assuntos desde que lhe seja solicitada colaboração.

e) Representar os seus associados perante quaisquer Entidades Públicas e Privadas.

f) Defender os legítimos interesses dos seus associados, bem como o seu prestígio e dignificação, tendo em vista o respectivo progresso técnico, económico e social.

g) Desenvolver as relações com Associações congéneres, suas Federações e Confederações, Câmaras nacionais e estrangeiras e Organismos similares.

h) Fomentar o associativismo, intensificando a colaboração recíproca entre as Empresas e a Associação e incentivando a participação activa e constante daquelas na vida associativa.

i) Representar os seus associados dos sectores comercial, industrial, perante as Associações sindicais em tudo o que respeita às relações laborais.